Com o objetivo de nacionalizar a produção da liga de Ni-Cr (utilizada para restauração metalo-cerâmica), e com planos para sua posterior comercialização, a High Bond consolidou uma parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo).
A partir do programa PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), o projeto visa utilizar duas rotas de processamento desta liga:
- Convencional – fundição da liga em forno de indução e vazamento em moldes de fundição de precisão (moldes preparados pelo processo de cera perdida);
- Não Convencional – preparação da liga a partir dos elementos e moagem, sendo utilizado na moagem um moinho de alta energia.
Os ensaios de utilização das ligas obtidas pelos dois métodos servirão de base para sua posterior comercialização. Numa segunda fase, as ligas que tiverem bom desempenho e se mostrarem comercialmente viáveis serão ensaiadas em campo, por diversos protéticos, e comercializadas pela High Bond.
Com tecnologia e matéria-prima nacional, serão substituídas as ligas importadas utilizadas atualmente nos laboratórios de prótese, a fim de produzir coroas e pontes odontológicas. É importante ressaltar que as ligas baseadas no sistema Ni-Cr e Ni-Co são as mais utilizadas no mercado, tendo em vista o seu custo-benefício. A tecnologia de fabricação utilizada para outras ligas odontológicas é a mesma a ser desenvolvida neste projeto. Assim sendo, outras ligas também deverão ser produzidas como conseqüência deste projeto.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.